A endodontia é a parte da odontologia que trata das doenças que afetam a parte interna dos dentes, bem como a raiz, os tecidos que envolvem a raiz e a polpa.
Se ainda assim, você não entendeu muito bem do que se trata, certamente terá uma ideia agora.
Um dos tratamentos mais populares, realizados por especialistas em endodontia, é o tratamento de canal. Além deste existem muitos outros e, é a respeito disso que falaremos a seguir.
O que é endodontia?
Explicando de forma mais específica, endodontia significa, endo = interno, odontos = dente, ou seja, dentro do dentro, que é onde o especialista, o endodontista atua. O papel deste profissional é ajudar a manter a saúde do dente, bem como a estética, visto que, um dente bonito, também precisa estar saudável. Os tratamentos realizados pelo endodontista, podem evitar que o paciente precise extrair os dentes.
O que faz o endodontista?
Os pacientes que mais precisam da endodontia, são aqueles que tiveram problemas com cáries. Isso porque, muitas vezes, o paciente não segue as recomendações do dentista ou fica muito tempo sem fazer uma consulta de rotina e quando chega ao consultório, a cárie já está em estado avançado. Deste modo, para que os danos sejam reparados, o especialista na área precisa entrar em ação.
Quando o paciente está com cáries mais profundas, o profissional precisa “abrir” o dente para remover a parte interna (polpa) afetada e reconstruir a coroa do dente. É preciso lembrar que, não somente as cáries causam estes danos, apesar de ser responsáveis por boa parte, mas fraturas também danificam a polpa do dente e nem todo dente com cárie, precisa de tratamento de canal.
Somente o especialista da área de endodontia para saber quais procedimentos devem ser realizados e o que causou o dano na parte interna do dente. No entanto, alguns sinais podem indicar que você precisa de um endodontista, alguns deles são: fortes dores de dente, dor quando come alimentos quentes ou gelados, traumas na boca ou presença de alguma “bolinha” na gengiva.
Também é papel deste especialista:
– Realizar tratamentos de traumas dentários;
– Realizar cirurgias nos tecidos e cavidades da polpa;
– Realizar procedimentos que conservem a vitalidade de parte interna dos dentes;
– Realizar cirurgias paraendodônticas.
Para que serve a endodontia?
Tratamento de canal. De acordo com as informações acima, podemos afirmar que a principal função da endodontia é preservar a saúde interna do dente, o que é de suma importância. Afinal, caso o dente não tenha uma saúde interna adequada, em casos mais graves, o caminho é a extração.
Por muito tempo, as pessoas tinham medo de procurar ajuda especializada mesmo quando já estavam com dores, por acreditar que os tratamentos endodônticos eram muito dolorosos. Felizmente, nos últimos anos estas afirmações vêm sendo desmistificadas, inclusive porque todo o tratamento é realizado sob anestesia, o que o torna indolor.
Um mito em torno do tratamento de canal, está ligado a duração do tratamento. Este tratamento não é longo, na maioria dos casos, em apenas uma consulta é possível começar e finalizar o procedimento. Tudo dependerá das condições do dente do paciente ou de possíveis complicações no processo.
Basicamente, durante o tratamento de canal, o dentista irá remover a polpa do dente, fazer a limpeza da região e eliminar cáries e bactérias. Após estes passos, preencherá a parte interna com um restaurador e efetuará a modelagem do material.
Quando o tratamento não é finalizado em uma sessão, o dentista pode utilizar uma restauração temporária para proteger o dente. Em alguns casos, na finalização do tratamento, é preciso colocar uma coroa para que a aparência do dente fique o mais natural possível.
Após a realização do tratamento, o profissional de endodontia indicará quais medidas e precauções o paciente deve ter. Mesmo com o sucesso do procedimento, a falta de cuidados pode trazer novas cáries, por isso, siga as recomendações do seu dentista.
Graças aos equipamentos cada dia mais modernos, profissionais e clínicas como a Odontomillenium, que estão cada dia mais preparados para auxiliar seus pacientes. O medo de dentista de destes tratamentos vem dando lugar a prevenção.
As pessoas começaram a compreender que, perder os dentes ou passar por longos tratamentos é uma realidade bem pior do que frequentar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Além disso, é preciso manter os cuidados básicos de higiene bucal. Agende uma avaliação na Odonto Millenium em Juiz de Fora.
Veja mais tratamentos clicando Aqui!
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais: