O que é periodontia?
A periodontia é um ramo da odontologia que tem como responsabilidade garantir a saúde das gengivas. Uma gengiva saudável é essencial para a manutenção da saúde bucal, isso porque este tecido serve como suporte para os dentes.
Os profissionais desta área têm como função tratar, diagnosticar e prevenir o surgimento de doenças na gengiva. Sendo assim, caso note sangramentos constantes ou quaisquer sinais anormais, procure um especialista.
Doenças da gengiva
As principais doenças tratadas pela periodontia são:
- Gengivite: conhecida como inflamação considerada leve ou moderada na gengiva, esta doença causa sangramento, sensibilidade, vermelhidão e inchaço. Um dos principais sintomas é o sangramento, ele se manifesta durante a escovação, uso do fio dental ou durante a alimentação.
A principal causa desta doença é a formação de placa bacteriana, ou seja, quando existe uma camada de bactérias em torno ou em cima dos dentes. Pela proximidade, estas bactérias chegam até a gengiva e causam uma irritação ou inflamação, trazendo os sintomas descritos acima. Somente um profissional em periodontia pode realizar o tratamento e fazer as recomendações corretas. A falta de tratamento pode fazer com que a gengivite se agrave e evolua para outra doença gengival, a periodontite.
- Periodontite: também conhecida como doença periodontal, esta doença é derivada da gengivite, sendo considerada sua forma mais grave. Entre os sintomas estão: sangramentos na gengiva, mau-hálito e coloração escurecida do tecido gengival.
Suas causas são as mesmas da gengivite, visto que é a evolução desta doença. No entanto, por ser mais grave, o tratamento é um pouco mais complexo, pode exigir o uso de remédios e até intervenções cirúrgicas.
É de extrema importância procurar um especialista em periodontia porque a negligência desta doença pode causar a perda dos dentes. Isso porque seus danos podem chegar até a mandíbula e fazer com que o dente não tenha onde se prender.
Ainda mais grave que a perda dos dentes, é a chegada das bactérias advindas desta doença, na corrente sanguínea. O que pode chegar a afetar órgãos, como o coração.
Além de poder ser derivada da gengivite, a periodontite pode ser causada pela obesidade, alterações hormonais (principalmente nas mulheres), tabagismo e diabetes.
Diagnóstico, tratamento e prevenção:
O especialista na área é fundamental para diagnosticar ambas as doenças e também realizar o tratamento. Em alguns casos, a periodontite, pode não ter sintomas mais aparentes nos seus estágios iniciais e se o paciente não tiver o costume de ir ao dentista regularmente, a descoberta será feita nos estágios mais avançados. Desta forma, a possibilidade de perda óssea e consequentemente, dos dentes é ainda maior.
O tratamento de ambas as doenças é parecido. O profissional vai realizar a limpeza e a eliminação das bactérias, indicar higiene bucal detalhada, uso de anti-inflamatórios e antibióticos, enxaguantes bucais e até cirurgia em casos específicos em que áreas mais profundas sejam afetadas.
Vale lembrar que os fumantes, estão mais suscetíveis a estas doenças por conta da redução da circulação de nutrientes e sangue na gengiva, o que é causado pelo tabaco.
A melhor forma de evitar estas doenças é fazendo a higiene bucal de maneira correta, pelo menos 3 vezes ao dia, usando fio dental, após a escovação e realizar visitas periódicas ao dentista. Para conferir como anda a sua saúde bucal e suas gengivas, agende uma consulta na Odonto Millenium.
Veja mais tratamentos clicando Aqui!
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais: